AS TRÊS FERIDAS DA HUMANIDADE, OU A HUMANIDADE VIVE FERIDA?

A humanidade, no decorrer do tempo, teve que suportar das mãos da ciência dois grandes atentados contra o seu ingênuo amor-próprio.

marcos holanda casagrande 17/08/2018 23:37:30 Filosofia
filosofia
Prof. Carlos Alberto.


Três grandes fatos histócos atingiram sensivelmente o ego da humanidade que ficaram conhecidas como feridas narcísicas ou as três feridas da humanidade. 


Nicolau Copérnico descobriu que não somos uma plataforma fíxa. Usou a expressão de que apenas brincávamos como um carrossel ao redor do astro-rei - o sol. O choque foi tão grande que ao ser reafirmado por Galileu Galilei ameaçaram-no de jogar na fogueira.


Darwin  disse que ao invés de frutos da criação de Deus,  somos consequências da evolução. Isso foi e é duramente contestado pela fé, mas a ousadia de Darwin mexeu com o ego arraigado há muitos séculos. 


Freud disse que, ao contrário do que se apregoava, não somos senhores de nós mesmo, isto é, de modo geral, não sabemos e nem temos força de dominar os nossos impulsos. Uns dominan uma ou outra parte, mas fracassam em outras. 


Tal qual a história,  descobrimos que estamos suscetíveis a grades feridas. A cada dia  nos deparamos com situações que desestabilizam o nosso ego. 


Em tudo o que depositamos fé ou esperança; em tudo que exacerbamos perspetivas pode cedo ou tarde nos deixar  decepcionados e sangrando. 






Por isso preste atenção: 


Com exceção dos nossos pais,  não temos amigos no sentido real da amizade, o homem é individualista por essência e por isso, via de regra é egocêntrico  e não pensa no outro, pensa nele. O que mecanicamente chamamos de amigos são apenas aproximações. Na verdade temos conhecidos. Temos  agrupapentos frívolos. Por equívocos de acreditarmos em certas amizades nos machucamos. Quem não teve essa experiência?!!! 


A morte é triste e inevitável e nos machuca profundamente principalmente quando acontece com entes queridos e amigos próximos. 


A separação é algo cujas sequelas nos acompanham com muita dor por algum tempo ou para sempre. 


E o que dizer da decepção de nos depararmos com a realidade de que aquelas pessoas que depositamos durante tantos anos e por tantas vezes o nosso voto de confiança para nos representar nos poderes executivos e/ou legislativos, estão, durante muito tempo,  envolvidos com a famigerada corrupção? 


Então meus amigos, não é que existiram as três feridas da humanidade. A humanidade vive suas feridas dia a dia! 

Curta a nossa pagina no facebook

Escrita por Prof. Carlos Alberto.

Postagens Semelhantes

Sem destaque


Warning: Use of undefined constant ph - assumed 'ph' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/cliquebrasil/public_html/index.php on line 282