Operação desativa garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, no Pará

marcos holanda casagrande 09/05/2018 00:13:04 Notícias
noticias
Foto:Divulgação/Ibama


Operação de combate ao garimpo ilegal realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Federal (PF), o ICMBio, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Policia Militar do Pará resultou na destruição de oito escavadeiras hidráulicas e um trator usados para exploração de ouro na Terra Indígena Munduruku, no sul do estado.


Cinco máquinas foram desativadas na primeira etapa da operação, iniciada na última quinta-feira (03/05) com a participação do Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Ibama e do Comando de Operações Táticas (COT) da PF. A ação teve apoio de três helicópteros do Ibama e um da FAB. Na segunda etapa, realizada por agentes ambientais do GEF e do ICMBio, foram destruídas quatro escavadeiras hidráulicas.


A destruição de equipamentos foi determinada pela Justiça após denúncias de lideranças indígenas.


“A TI Munduruku e seu entorno são foco de intensa pressão do garimpo ilegal. A exploração de recursos naturais provoca o assoreamento de rios e igarapés, além da contaminação por mercúrio. Comunidades da região e animais são os principais atingidos pela destruição causada por garimpeiros”, diz o coordenador de Operações de Fiscalização, Roberto Cabral. A legislação proíbe o garimpo e a extração de madeira em Terras Indígenas.


A TI Munduruku tem 2,3 milhões de hectares e abriga cerca de 3,3 mil indígenas, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Curta a nossa pagina no facebook

#para #brasil #noticias #garimpo #cliquebrasil

Postagens Semelhantes


Warning: Use of undefined constant ph - assumed 'ph' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/cliquebrasil/public_html/index.php on line 282